quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Exílio de mim ...

Jane Botti
(Vim avisar da minha decisão
e explicar sem culpa,
o porque da minha reclusão.)


Percebi que passei a vida
sufocando minhas vontades
e nada mais combinava.
Perdida nas adversidades
tudo me desatinava.

Apostei com intensidade
na vitória da vida inglória,
perdi mais do que ganhei.
Com ímpeto fugaz
a verdade surgia e se perdia
nas emoções afloradas.

O olhar serviçal não combinava
com a consciência rebelde.
O grito sufocado da alma peregrina
desatinava o amor escasso
da existência desgarrada.

Ultrapassei todos os limites
da paciência subserviente.
Na censura impiedosa
encontrei a carência maldosa.
A insegurança sádica
do coração necessitado
terminou em demência inusitada.

O egoísmo explícito
da solidão complacente,
virou repressão obscena
do instinto fracassado
A inocente compulsão
virou frustração do corpo fatigado.

Os sonhos se perderam
no universo complexo
A liberdade pereceu
no silêncio forçado.

Por fim, amargurada e cansada,
decretei o fim do espetáculo,
sem aplausos, a cortina se fechou,
o exílio começou...fim de mim...

Texto registrado na Fundação da Biblioteca
Nacional do Ministério da Cultura do Brasil,
sob número 267.304, livro 479, fls.464.

2 comentários:

  1. Jane, sempre achei e acreditei em vc como grande poeta. Hoje descobri que não me enganei...cheguei aqui e li seu poema, me emocionou as lágrimas pois me reconheci nele...Obrigada Jane, por ser minha amiga, por tudo...obrigada...

    ResponderExcluir
  2. Minha amada amiga... Senti cada palavra tua, pois passei um longo tempo na mesma reclusão e vc bem sabe disso pois acompanhou com grande dedicação e carinho às minhas longas queixas. Acredito que Deus nos faz atravessar esses desertos de quando em vez para testar nossa fé, É... Falar é fácil quando não se está dentro deste buraco negro que suga toda nossa alegria. Amada, sei que quando a gente está assim, precisamos mesmo é ficar a sós conosco; mas lembre-se que estarei sempre por aqui quando vc precisar, pois foi nos meus piores momentos que escutei sua voz como um sussurrar de um anjo me fazendo acreditar que tudo ia passar. Te amo amiga! Beijosssss Rose de Castro - Escritora, Ghost Writer e Poeta

    ResponderExcluir